Review

Street Fighter 6

Street Fighter 6 Review
A Capcom acerta no novo título da franquia trazendo um game competente e convidativo a novos jogadores
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Street Fighter 6 chegou para brigar pela posição de um dos jogos mais influentes de luta e entrou nessa briga preparado!

Antes de tudo é importante ressaltar que assim como outros jogos ou conteúdos da cultura pop, Street Fighter sai do ambiente em que é consumido e cai nas graças até mesmo de quem não o joga.

Assim como aquele seu tio que nunca jogou video game provavelmente conhece o Mario ou o Sonic sem sequer ter tocado em um video-game, um Hadouken facilmente deve ser reconhecido como algum tipo de magia ou ataque poderoso.

E isso é incrível!

Você ter um produto ou marca e isso ser algo que extrapola os limites para o qual foi criado e cai no conhecimento popular é louvável e para poucos.

Personagens em Street Fighter 6

Dito isso, não importa o que aconteça a Capcom sempre terá uma responsabilidade enorme quando o assunto for Street Fighter. O legado a ser respeitado e inovações que irão traçar o caminho para o futuro da franquia deve ser algo muito bem planejado e executado, situações que encaro como bem sucedidas no novo título da franquia.

Como é jogar Street Fighter 6?

Este é um tópico que pode ser explicado de uma maneira bem simples e confusa ao mesmo tempo.
Veja bem, se você já jogou alguma vez Street Fighter na sua vida, adianto que a Capcom não reinventa a roda. Tudo que sempre foi o básico nos anteriores continua por aqui.

Portanto se você se divertia jogando o arroz com feijão, pulando e dando um chute forte seguido de uma rasteira forte, um hadouken aqui ou acolá, vai continuar se divertindo neste também. 

Cammy vs Chun-li

A principal mudança no estilo de luta vem com os sistemas de Drive e dominar estas técnicas farão toda diferença para vencer seus oponentes.

Os Drives são pequenas barras que ficam logo abaixo do medidor de vida elas podem ser consumidas através de nossas escolhas e para diversas situações.

O exemplo mais básico do uso do Drive são para os movimentos especiais. Ao consumir um pouco desta barra poderá executar golpes mais fortes. Se antes um golpe especial acertaria apenas 1 hit a versão amplificada através do Drive poderá acertar 3 hits.

O mesmo acontece para magias projetadas, um hadouken amplificado pelo Drive não seria barrado contra um outro hadouken normal além de ser mais rápido e também causar um dano maior.

Outras funções importantes do sistema de Drive são o Drive Impact e Drive Rush.

O Drive Impact, assim como seu nome sugere, serve para causar um impacto forte no oponente. Este movimento muitas vezes o deixa vulnerável para o início de um combo ou até mesmo escapar de algum golpe que o seu oponente esteja executando já que o Drive Impact tem prioridade e só poderá ser evitado ou contra-atacado de poucas maneiras.

Drive Impact em Street Fighter 6

O sistema de Drive Impact trouxe uma dinâmica vigorosa ao Street Fighter 6, sendo uma técnica balanceada de ataque e defesa ao mesmo tempo. Se usada da maneira correta poderá trazer a vitória mas se falhar você será facilmente punido por isso.

Já o Drive Rush possibilita utilizarmos a barra para golpes momentaneamente mais rápidos que auxiliam ligar um golpe em outro formando combos maiores. Assim, ao desferir um golpe forte que no geral não teria sequência possível, podemos ativar a barra para dar mais um golpe e assim iniciar um novo combo.

Estes movimentos também deve ser bem calculados ja que consumindo em um momento errado perde-se a oportunidade e a barra é perdida.

Quando toda a barra do sistema de Drive é consumida o lutador entra em um estado de fadiga. Nesta situação ele fica impossibilidade de ativar qualquer drive ou dar golpes amplificados por alguns segundos até que a barra de Drive se encha novamente. 

Neste estado o lutador também fica mais vulnerável a ficar inconciente com maior facilidade o que é uma grande vantágem para o adversario ainda mais se o mesmo soube economizar suas barras de Drive.

Um último detalhe do sistema é que por mais que ele seja de certa forma ativado da mesma forma com todos os personagens a maneira que se utiliza é muito individual e vai depender de qual personagem você mais se adapta a jogar.

O inicio de um novo legado em Street Fighter 6.

Até agora apresentamos o básico de Street Fighter 6 que como dito não reinventa a roda mas acrescenta novidades.

No entanto uma das maiores novidades do novo título é a opção de duas formas de se controlar seus personagens sendo a clássica e a moderna.

Na maneira clássica contamos com 6 botões, sendo 3 para chutes e 3 para socos com intensidades diferentes entre fraco, médio e forte e os movimentos especiais são ativados através de comandos, como o famoso meia lua para frente e soco.

Eu entendo que jogos de luta com o tempo tenha afastado novos jogadores, que ao não se familiarizar com esta quantidade de botões ou movimentos não queriam desprender tempo de aprendizado para jogar mesmo que de forma casual.

Ao mesmo tempo, jogar casualmente também poderia ser algo sem graça para aqueles que já dominam os controles enfrentar alguém que esteja iniciando agora.

Manon em Street Fighter 6

Com a introdução do controle moderno em Street Fighter 6 o que acaba acontecendo é que para aqueles que estão chegando agora na franquia ou que tenham jogado pouco no passado conseguem se divertir e ser mais competitivo contra aqueles que já estão acostumados a jogar.

Ao invés do jogador contar com os 6 botões padrões da franquia, em mãos ele terá um controle adaptado para diversas situações. Desta forma ao invés de ter de executar um movimentos especial para soltar uma magia, basta apertar para frente + o botão indicado para magias.

Os golpes comuns como socos e chutes também são reduzidos, o que em contrapartida limita alguns combos em troca desta “facilidade” de se controlar personagens.

Como jogo Street Figther a quase 30 anos (e até hoje ainda não jogo bem) estou acostumado com o controle clássico e tive um pouco de dificuldade ao jogar com o controle moderno e entender seus movimentos.

Chun-li Vs Cammy

O controle moderno auxilia demais quem esta começando agora, mas também não impede que veteranos optem por jogar com este formato de controle.

Vale ressaltar que na hora das partidas, sejam local ou online, os modos podem ser mesclados, portanto você irá enfrentar oponentes que utilizam ambas as maneiras de se controlar lutadores em Street Fighter 6.

Embora tenha visto muita gente reclamando desta “facilidade” em controlar os personagens no modo moderno, a mim não incomodou em nada.

No meu ponto de vista, este modo veio para democratizar e convidar cada vez mais pessoas para o game de luta da Capcom

Ver amigos que antes não jogavam agora conhecendo e entendendo como pode ser divertido um game de luta é muito mais interessante que ficar de mimimi pensando que o que eu tive que aprender ao longo de tanto tempo agora é mais fácil para quem acabou de chegar.

E um outro ponto em que me apego nesta questão dos controles, é que não importa o estilo de controle que seu oponente está jogando e sim a maneira que você como jogador está apto a atacar, defender e contra atacar na hora exata!

Se você está perdendo muito para alguém no controle moderno, provavelmente estaria perdendo também para alguém no controle clássico.

Cammy vs Cammy em Street Fighter 6

Aproveitando que estou falando de jogarmos contra adversários a Capcom fez um excelente trabalho com os servidores de Street Fighter 6.

Desdes os testes que fizemos ainda nas versões antes do lançamento até agora com praticamente 2 meses de jogo não tivemos problemas com lentidão ou queda de servidores que realmente prejudicassem nossa experiência.

E nos momentos em que a conexão foi um problema o jogo possui um sistema onde você poderá solicitar que a partida acabe ali mesmo e caso seu adversário aceite ambos irão sair da luta sem serem punidos, o que é excelente para partidas ranqueadas.

Um modo Single Player divertido

No lançamento de Street Fighter 5 a Capcom optou por não trazer um modo Single Player, fazendo apenas com que as pessoas tivesse a opção de se enfrentassem, on-line ou não, dando zero importância para aqueles que simplesmente querem jogar sozinho, contra a CPU ou até mesmo indo na contramão do que Mortal Kombat faz por exemplo com seu divertido modo de história.

Esta escolha trouxe uma repercussão muito negativa na época, o que fez a Capcom entender e correr atrás de melhorias e novos modos que de certa forma entregaram um Street Fighter 5 muito superior e com novas possibilidades de jogo do que a proposta em seu lançamento.

Apresentado este passado, posso dizer que a Capcom entendeu muito bem onde errou e redimiu sua falha do lançamento passado entregando um excelente modo single player em Street Fighter 6 seja com as clássicas lutas até enfrentarmos um adversário que faça sentido a história do personagem até o novo modo World Tour.

Criação de avatares

Nele devemos criar um avatar em um sistema bem completo de customização de personagem onde selecionamos gênero, estrutura física podendo ser um lutador alto, baixo, magro ou gordo, tamanho dos membros inferiores e superiores entre outras coisas.

Este avatar participará por diversas histórias envolvendo personagens do jogo que serão como treinadores do personagem que criamos. 

Na história estaremos livres pela cidade e poderemos desafiar outras pessoas, eliminar gangs e fazer pequenas quests onde tudo sempre acabará em pancadaria.

Para quem ja jogou Yakuza, o modo World Tour acaba lembrando um pouco o jogo da SEGA mas em uma escala menor.

A cada novo treinador que encontramos e as lutas e desafios que vencemos podemos desbloquear golpes especiais que aplicamos em nosso personagem. 

Novo modo World Tour em Street Fighter 6

No final o que temos é um personagem personalizado com as principais características que gostamos de utilizar. Podendo ser um personagem que possua golpes especiais do Ryu mas que luta usando os movimentos da Chun-li.

Esta liberdade de criar um personagem com físico, estilo de luta e treina-lo da melhor forma é algo muito legal de se fazer. 

Estes avatares que criamos para o modo World Tour também são os mesmos que usamos nos lobbys de luta e ainda é possível fazer lutas entre avatares onde as pessoas utilizam estes personagens criados para lutar como se fossem qualquer um dos personagens ja criados no jogo.

E aproveito o embalo para dizer o Lobby de Batalha de Street Fighter 6 também é um local bem divertido de se explorar.

Nele encontram-se arcades onde você pode se sentar e esperar que alguém venha par a jogar com você e assim se inicie uma batalha. 

Também é possível ficar na fila como um próximo jogador para entrar no lugar de quem perder ou assistir a luta daqueles que estão ali. 

Battle Hub em Street Fighter 6

Ainda neste Lobby existe uma area de arcades clássicos onde é possível jogar games antigos da Capcom.

Os jogos desta sessão são trocados de tempos em tempo. No dia em que escrevo este review estavam disponíveis Super Puzzle Fighter, Street Fighter Zero 2 e Captain Commando

Street Fighter 6 Vale a pena?

Eu decidi publicar este review após 2 meses de lançamento do jogo por algumas situações.

A primeira foi a de não querer escrever algo no calor do lançamento, ainda mais por ser fã da franquia, poderia soar algo como muita empolgação e pouca análise real do jogo que estava em minhas mãos.

Vitoria em Street Fighter 6

O segundo ponto é que eu gostaria de entender melhor e ver como se desenvolveria no decorrer das semanas pontos como o funcionamento dos servidores, a qualidade de conexões e outro fatores que poderiam muito bem estar funcionando incrivelmente bem nos primeiros dias para impulsionar vendas e depois ser abandonado aos poucos conforme o lançamento se afastava. E para minha grata surpresa tudo continuou perfeitamente bem e saudável com com o jogo.

O terceiro fator seria o desbalanceamento de personagens e a diferença dos modos de luta entre os controles clássicos e modernos. E tudo também vem funcionando muito bem e de forma justa.

Seria muito fácil como um fã da série dizer que Street Fighter vale muito a pena, afinal eu vou passar centenas de horas nos próximos anos jogando este título.

No entanto posso também afirmar que Street Fighter 6 vale muito a pena por trazer um jogo Single Player e on-line igualmente divertidos.

A Capcom entrega um título competente, bem polido e um dos melhores jogos de 2023.

Seja você um veterano, um entusiasta ou alguém que quer aprender a jogar um jogo de luta, Street Fighter 6 é indispensável!

Agradecemos a equipe da Capcom Brasil pelo envio de uma cópia do jogo para a criação deste Review.

Não existem spoilers para Street Fighter 6.

Street Fighter 6

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, PC
Versão que jogamos:
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Pontos Positivos

  • Modos de controle diferenciados amigáveis para novos jogadores
  • Modo World Tour divertido de se jogar
  • Sistema de Drives
  • Netcode de qualidade

Pontos Negativos

  • Alguns balanceamentos de personagem que deverão ser resolvidos em updates futuros
Review escrito por:
Danilo Manzato

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