Review

Super Mario Bros Wonder

Super Mario Bros Wonder
Fenomenal e divertido, este é aquele jogo em que o sorriso não irá sair do seu rosto.
Disponível para:
Nintendo Switch
Review escrito por:
Danilo Manzato

Super Mario Bros Wonder é a nova aposta da Nintendo para sua principal estrela em um novo título 2D, estilo que consagrou o personagem e onde a empresa faz escola a cada novo lançamento. 

O jogo vem para substituir a linha New Super Mario Bros que nasceu no Nintendo DS e ganhou versões para Nintendo Wii, WiiU e uma reciclagem para o Switch trazendo a edição definitiva da versão de WiiU para o atual console da empresa. 

Embora eu goste bastante do New Super Mario Bros, em especial a versão de Nintendo Wii devo concordar que dentro de tantos títulos 2D esta série ja estava cansada e longe da criatividade que os jogos do Mario sempre nos trazem. 

Assim é muito bem vinda a chegada de um novo título que comece do zero, sem tentar reciclar uma franquia já cansada e trazendo de volta uma chuva de criatividade para aqueles que irão jogar Super Mario Wonder.

Este novo universo inova não apenas em algumas situações de jogabilidade mas também em sua história. Agora os heróis irão viver aventuras pelo Reino Flor, uma terra próxima ao já conhecido Reino Cogumelo.

Ao chegarem por estas terras a convite do príncipe Florian, surgem Kamek e Bowser e acabam por roubar um item especial do reino, o que transforma Bowser no castelo do reino e assim ele tenta destruir todo o reino flor.

A primeira grande diferença se comparado aos jogos passados é que agora Bowser não sequestrou nenhuma princesa e Mario e sua turma se oferecem para acabar com o vilão e trazer a paz de volta ao reino amigo.

Esta diferença na história do game permite que os jogadores possam escolher livremente qualquer personagem no jogo e são vários à sua disposição.

Mario, Luigi, Peach, Dayse, Toad, Toadet, Yoshi e Ledrão são algumas das opções de personagens à sua escolha, ainda trazendo variação nas cores do Toad e de Yoshis que o jogador poderá escolher.

Personagens em Mario Wonder


Diferente do que acontecia em Super Mario Bros 2 aqui os personagens não possuem diferenças na maneira em que você irá controla-los sendo muito mais uma escolha estética e de apreço pelo personagem que você irá escolher. Com exceção de Yoshi e Ledrão, pois estes dois personagens não sofrem danos nas fases caso algum inimigo ou obstáculo os toque, mas a morte continua acontecendo caso caiam em um abismo ou lava por exemplo.

A escolha de qual personagem irá utilizar também é livre e a decisão pode ser feita a qualquer momento no mapa do jogo antes de entrar em alguma fase.

Está diferença de jogabilidade entre os personagens também é muito bem vinda para aqueles que irão jogar num modo multiplayer com alguma criança ou até mesmo para pessoas que não estejam familiarizadas com jogos de plataforma e tenham dificuldade com gênero, assim é possível se divertir, aprender as mecânicas com um personagem que não toma dano para depois arriscar com os demais. 

Com isso a dificuldade de Super Mario Bros Wonder fica a critério de quem for jogar o game e qual personagem escolher para enfrentar as fases do jogo.

Outro acerto em decidir fazer o jogo em um novo reino são as oportunidades de criar e experimentar coisas completamente novas em suas fases. Inimigos clássicos como os Koopas e Goombas estão pelo jogo, no entanto novas criaturas e situações inesperadas são encontradas em praticamente todo o jogo. 

Big Boo em Mario Wonder

Outra adição muito bem vinda em Mario Wonder são as Sementes Fenomenais. Estes coletáveis opcionais no jogo estão em todas as fases principais do jogo e ao tocar em uma destas o jogo irá mudar completamente por alguns instantes.

Essas mudanças são criativas e confesso ser até um pouco difícil explicar ou definir o que acontece pois para cada fase do jogo algo inesperado irá se desenrolar. 

Situações como o jogador se transformar em um Goomba, a fase mudando de perspectiva da maneira que controlamos nosso personagem, a velocidade mesclar momentos de câmera lenta ou câmera super rápida. A viagem de cogumelo foi acontecer justamente em Super Mario Bros Wonder visitando o Reino Flor.

Mario transformado em Goomba

Por essas e outras situações Super Mario Bros Wonder é uma explosão de criatividade. 

É impressionante a quantidade de fases do jogo e quase nada se repete. Com exceção de pequenas fases bônus, os estágios principais do game são criatividade pura, video game levado a um estado de arte e entretenimento, onde você senta no sofá, liga seu joguinho, se desliga dos problemas e sorri enquanto se diverte conhecendo cada nova fase.

Como é Jogar Super Mario Bros Wonder

Como dito anteriormente Super Mario Bros Wonder é um poço de criatividade mas no quesito jogabilidade a Nintendo não reinventou a roda.

O game mantém a jogabilidade que já existia em New Super Mario Bros, assim o personagem se movimenta como em jogos clássicos mas também é possível dar um pulo na parede para alcançar novos lugares e temos um rodopio que auxilia para que nossos saltos cheguem mais longe. 

Além da jogabilidade clássica, os power ups, aqui chamados de potencializadores na versão traduzida oficialmete para o Português, marcam sua presença. Dentre eles temos os já conhecidos cogumelo e flor de fogo e como novidades o game nos apresenta a broca, a bolha e o elefante.

Com a broca o personagem poderá entrar e se movimentar no chão ou no teto dos cenários, com a bolha será possível atirar bolhas nos inimigos e também pular nessas bolhas criadas para alcançar plataformas mais altas e por último a transformação de Elefante que chamou tanto a atenção no vídeo de divulgação faz o personagem ficar maior, usar a tromba para acertar inimigos e também poder espirrar água para regatar itens pelo cenários desvendando coisas escondidas.

Transformação de Mario em Elefante

Os novos potencializadores são interessantes, no entanto achei que fizeram pouca diferença para mim enquanto jogava, o próprio Elefante que chamou tanta atenção em sua apresentação entrega mais carisma do que utilidade.

Outra novidade no jogo é que agora ao liberar um novo mundo você não precisa seguir uma ordem de fases, todas estarão disponíveis e apresentam seu nível de dificuldade de 1 a 5 para que você decida qual deseja entrar. Além disso ainda existem fases secretas que só irão aparecer após encontrar uma saída escondida ou cumprir alguma tarefa e por último ainda existem fases que só serão liberadas após o jogador conseguir um número específico de Flores Fenomenais.

Estas fases que necessitam de um número de Flores Fenomenais geralmente são as que transitam entre um mundo e outro ou algum chefe de área.

Sementes Fenomenais são necessárias em Mario Wonder

E aí vem o principal ponto fraco do jogo. Enquanto tudo esbanja criatividade e diversão, os chefes do jogo são péssimos. Com exceção da última batalha do jogo que é bem interessante, todas as demais serão contra Bowser Jr. e as lutas são praticamente as mesmas. 

Além disso, ainda existem mundos onde sequer enfrentamos chefes e os clássicos barcos voadores também estão em Mario Wonder, mas são igualmente tediosos onde ao final deveremos fazer exatamente a mesma coisa em todos eles.

Neste contexto todo Super Mario Bros Wonder acaba entregando o que todos esperam de um jogo 2D da franquia.

As Insígnias de Super Mario Bros Wonder

Provavelmente uma das maiores novidades do jogo são as suas insígnias, pequenos amuletos que ao equiparmos nos darão algum tipo de habilidade.

As insígnias são dividas em categorias onde algumas dão habilidades que podem nos auxiliar nas fases ou que ajudam o jogador a já iniciar com algum tipo de power-up.

Insignias em Super Mario Bros Wonder

Sem dúvida alguma as que mais se destacam são as de habilidades, pois podem ajudar bastante no trajeto como um salto mais alto, um pulo duplo na parede e até mesmo um tipo de gancho que ao soltar nos puxa diretamente para a parede onde poderemos ficar grudados por alguns segundos.

Assim posso afirmar que as insígnias são uma sacada muito legal da Nintendo para este jogo mas ao mesmo tempo achei um desperdício de potencial.

Digo que é um desperdício pois elas de fato pouco auxiliam o jogador de fato, você pode jogar o game por completo sem usar nenhuma insígnia, assim elas acabam por não fazer falta. Podem ser divertidas, mas completamente dispensáveis.

Este ponto acabou me causando uma certa frustração e explico o motivo. Para quem joga os games do Mario sabe que existem diversos itens escondidos e que você deverá explorar bem cada canto da fase para assim coletar a todos e fazer 100% do jogo.

Desta forma eu esperava que existissem fases onde o jogador fosse obrigado a usar uma ou outra insígnia para conseguir alcançar um objetivo, um item ou alguma coisa relevante e isso não acontece.

Pensando assim as insígnias até são divertidas, mas na sua maioria são apenas um monte de colecionáveis que você sequer irá usar já que ela não possuem uma boa utilidade.

Um jogo de qualidade fenomenal

Poucos são os títulos que de fato vemos o carinho e esmero da desenvolvedora em sua entrega e a Nintendo faz isso com Mario Wonder.

Tudo no jogo funciona de maneira perfeita. Os controles são precisos e as fases bem desenhadas e interessantes.

A direção de arte também trabalha de forma impecável trazendo personagens, inimigos e cenários muito carismáticos e que mudam em uma fluidez que você se sente confortável em aceitar tudo que está na sua frente. 

Fases criativas em Mario Wonder

Quanto a música do jogo ela tem seus pontos altos e baixos, não é das mais marcantes da série mas com certeza você ira cantarolar algumas quando menos esperar e um detalhe muito legal é que a música do jogo muda dependendo do status do seu personagem, quando estamos transformados em elefante por exemplo a música tem uma adição de um som semelhante a um trombone.

São tantos detalhes, animações, ilustrações que fazem Super Mario Wonder ser algo muito especial.

Um multiplayer cooperativo no lugar do caótico

Desde a versão de Wii de New Super Mario é permitido que jogadores possam dividir a tela e esta experiência se estendeu não apenas nas próximas edições da franquia como também em Super Mario 3D World.

Um destaque para estas versões multiplayers era que o caos comandava, já que os personagens poderiam trabalhar auxiliando uns aos outros servindo de plataforma ou até mesmo carregando o amiguinho, porém o que de fato acontecia era uma grande bagunça onde um jogador acabava atrapalhando o outro e até mesmo competindo para ver quem chegaria primeiro. 

Em Super Mario Bros Wonder este modo multiplayer foi alterado e agora os personagens já não colidem mais, desta forma você não poderá atrapalhar ou ser atrapalhado por outro jogador engraçadinho. Com isso a opção também de carregar alguém pelo mapa até a saída também não existe mais, com exceção do jogador que optar ir com o Yoshi ja que outra pessoa poderá montar no dinossauro.

Além deste modo cooperativo também existe uma outra maneira de se jogar que é apenas habilitar o modo online. 

Desta forma você não irá necessariamente jogar com ninguém mas o tempo todo verá “fantasmas” de outros jogadores que também estão com seu modo online habilitado e passando pela mesma fase que você. 

Para aqueles que já jogaram Dark Souls, é muito semelhante quando estamos andando pelo mapa e vemos os fantasmas de outros jogadores transitando pelo mapa.

No geral cada um está apenas seguindo seu caminho tentando passar pela mesma fase, mas existem algumas maneiras de interagirmos. A primeira delas é que é possível colocar algumas placas pelo caminho que podem sinalizar que ali possui alguma atalho, área secreta ou item importante. 

Estas placas também tem uma importante tarefa de servir de apoio quando morremos. Se por algum motivo cairmos em um precipício ou algum inimigo nos matar e houver alguma placa próxima, teremos alguns poucos segundos para voar até ela em forma de fantasma e ao toca-la seremos ressuscitados ali mesmo para continuar nosso caminho. 

A função destas placas também pode ser substituida por outros jogadores, assim se morrermos basta tocar em algum outro jogador fantasma no mapa que voltamos a vida para continuar a fase.

Estas mecânicas cooperativas são bem interessantes e nos auxiliam demais principalmente nas fases mais longas e podem ser ativadas ou desativadas a qualquer momento apenas ligando ou desligando o modo online do jogo. 

Super Mario Bros Wonder vale a pena?

Sendo rápido e direto, sem sombra de dúvidas o jogo vale a pena. Ele é aquele tipo de jogo que se você possui um Nintendo Switch ele é mais do que obrigatório.

Super Mario Wonder e seus personagens

O título é carinho puro, mostrando que a Nintendo de fato não erra quando o assunto é fazer um jogo novo do Mario.

Este é mais um daqueles jogos que irá encantar nós que já somos adultos e jogamos Mario World quando criança, da mesma forma que criará lembranças fenomenais nas memórias dos pequenos que terão neste jogo do Mario seu primeiro contato.

Uma nota final se me permitem dizer é que algumas discussões ao redor do lançamento diziam que este era o jogo do Mario que veio para tomar o lugar de Super Mario World ou até mesmo do Super Mario Bros 3. Na minha opinião está foi uma fala emocionada de muita gente que se encantou pelo título em seu lançamento. 

Super Mario Bros Wonder é incrível do seu jeitinho, não supera seus antecessores, mas divide um posicionamento de igual pra igual na trajetória desde personagem que é um símbolo incontestável o assunto for o significado de se jogar video-game.

Bom, convenhamos que os jogos do Mario não tenham nada de relevante que possa ser considerado Spoiler. Assim aqui também não temos na a comentar.

Super Mario Bros Wonder

Disponível para:
Nintendo Switch
Versão que jogamos:
Escolher a versão

Pontos Positivos

  • Fases criativas e sem repetição
  • Direção de arte e atenção aos detalhes
  • Respeita a tradição dos jogos da franquia
  • Uma ótima quantidade de fases

Pontos Negativos

  • Batalhas contra chefes chatas e desinteressantes
  • A perda de oportunidade de fazer algo mais interessante com o uso das insígnias
Review escrito por:
Danilo Manzato

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress