Review

Another Crab´s Treasure

Another Crabs Treasure Review e Analise
Um soulslike colorido, divertido e carismático
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Anothers Crab´s Treasure foi anunciado a princípio com um jogo que não devia nada a um game de aventura em plataformas com personagem trazendo características infantis no fundo do mar vivendo altas aventuras até que foi revelado ser um Soulslike.

Como um amante do gênero achei curioso um game Soulslike em um ambiente tão colorido, animado e carismático, indo totalmente contra a maré do gênero que busca geralmente temas e inspirações sombrias.

Por isso não vai ser difícil encontrar pessoas que poderão chegar até Anothers Crab´s Treasure comprando o jogo pensando ser algo infantil ou um jogo bem despretensioso e serão sem dúvida alguma surpreendidos.

A história de Anothers Crab´s Treasure

Krill é um caranguejo que vive pacificamente em sua praia após encontrar a concha perfeita. Mas em um belo dia ele recebe a visita do Tubarão Agiota, um personagem um tanto quanto esquisito que vem em nome da condessa, que agora se intitula dona de toda a região.

Por Krill estar morando dentro do território da nobre condensa ele deveria portanto pagar seus impostos, incluindo valores retroativos de marés passadas, e por ser pego de surpresa e também não ter a quantia exigida o tubarão acaba por confiscar sua concha perfeita, também conhecida como o lar do simpático crustáceo.

Sem sua concha Krill seria uma alvo fácil para os predadores o que acaba forçando ele a cair no mar para se proteger e também encontrar o tubarão que levou sua casa.

Já nos primeiros momentos, ao se deparar com outros caranguejos submersos Krill surpreende-se com aparência estranha e a violência pela qual é recepcionado. Os seres que vivem no mar estão sofrendo de um mal causado pela poluição que tira seus sentidos e os transformam em seres agressivos.

Resta assim buscar algo para usar como defesa e tentar encontrar o Agiota, a Condessa ou algo que o possa fazer recuperar a concha que tanto demorou a conquistar.

Posso afirmar que a história de Anothers Crab´s Treasure me pegou logo de início pelo tom bem humorado, carisma dos personagens e grandes reviravoltas.

O universo do jogo se expande de uma forma que ao menos para mim não era esperada. Começando a aventura nas águas rasas da praia e caindo em um universo vivo cheio de vida marinha convivendo em sociedade, morando em grandes cidades construídas a base de lixo e poluição.

Assim o que temos aqui é uma história interessante de se acompanhar, um personagem que tem uma motivação real e muito honesta e um texto que mistura humor, aventura e está muito bem localizado para o público brasileiro.

Como é jogar Another Crab´s Treasure?

Bem, como dito desde o início o game é um soulslike e por isso você pode esperar tudo que o gênero tem a oferecer.

Krill possui um garfo como arma principal e este poderá ser atualizado para versões mais poderosas toda vez que você fizer uma visita a um ferreiro e possuir os itens necessários. 

Assim o jogo não conta com uma variedade de armas e seu brilho fica por conta dos itens de defesa. 

Como sua concha foi roubada, Krill deverá utilizar o que encontrar pelo fundo do mar como concha a fim de se defender de predadores e inimigos hostis. 

Este oceano em que a história se passa é repleto de lixo e porcaria, por isso temos diversas opções de objetos que poderão servir de concha. Sejam latas de refrigerante, potes de Yakult, Sushis, petecas, patos de borracha, bonecas russas, cascas de bananas entre outras opções hilárias que ao todo formam uma lista com 69 opções.

Cada uma destas conchas improvisadas com lixo tem um poder de defesa, resistência contra ataque, peso e poder especial diferenciados. E todos podem ser encontrados enquanto exploramos os mapas, derrotamos os inimigos ou até mesmo comprados na loja da cidade.

A estratégia de batalha consiste em dominar e entender qual é a melhor concha e até mesmo se virar com as que encontramos ali na hora do calor da batalha.

Toda vez que estamos com uma concha equipada o dano maior será nela diminuindo assim o impacto direto no personagem e quando a concha se quebra ficamos extremamente vulneráveis e muitas vezes basta apenas um golpe para acabar com nossa vida. 

Encontrar estas conchas também depende da sorte de estar no lugar certo, na hora certa, ou enfrentando o inimigo que tem o item que você busca.

O jogo não possui um inventário onde acumulamos ou guardamos as conchas, os itens se quebram e são dispensáveis, quando o item equipado quebrar basta ir atras de outro. Neste sentido o jogo pode até ser bem punitivo fazendo você ter que focar bastante na sua sobrevivência durante uma batalha principalmente quando deve olhar os inimigos em volta e buscar uma concha mais próxima. 

Cada concha também possui um tipo de ataque especial estratégico e saber quais são eles acaba sendo primordial quando for necessário trocar por uma concha próxima ou o momento de usar seu especial.

Como exemplo posso citar o especial da casca de banana que quebra a concha em troca de recuperar boa parte de seus pontos de vida, a lata de refrigerante que solta bolhas mágicas de gaz, a peteca que faz Krill dar ataques giratórios em tudo que esta em sua volta e por ai vai. 

Estes ataques especiais são utilizados quando consumimos pontos de mana se assim podemos chamar. Cada ataque especial consome um determinado número de pontos que são recuperados conforme damos ataques físicos nos inimigos.

O jogo ainda como um bom soulslike possui a mecânica de Parry, que é a defesa ou rebater um ataque no momento perfeito. E justamente neste ponto vem minha maior crítica com o sistema de batalha do jogo.

Num geral, estes sistemas consistem em apertar o botão de defesa no momento exato em que o ataque inimigo irá nos acertar e isso acontece em diversos jogos do gênero como Dark Souls, Elden Ring e até no recente Rise of The Ronin. Porém em Another Crab´s Treasure o parry não funciona quando apontamos o botão de defesa na hora certa, mas sim quando soltamos.

Essa situação gera muita confusão, pois normalmente a ação de se apertar um botão é uma resposta mecânica de nosso corpo muito mais assertiva que soltar algo. Por isso aqui devemos segurar o botão de defesa o que muitas vezes limita nosso movimento e soltar no momento certo. 

Acertar um Parry é um pouco complicado mas muito recompensador já que ele enche muito os nossos pontos de mana para que assim possamos dar novamente golpes especiais.

Ainda possuem golpes de inimigos que são sinalizados com um símbolo vermelho e azul. Estes símbolos informam o jogador que o oponente irá dar algum tipo de golpe especial muito forte sendo que os azuis ao acertar Krill irão quebrar sua concha enquanto os vermelhos irão causar um dano muito alto e a melhor forma será sempre que um destes símbolos aparecer o jogador desvie, pule ou role pelo cenário.

E claro, não podemos falar de um soulslike sem falar da quantidade alta de vezes que o jogador irá morrer. Seja por cair no lugar errado, subestimar um inimigo ou um chefe apelão você vai morrer em Another Crab´s Treasure

Toda vez que isso acontecer você irá voltar a última concha da dona caramuja que são os pontos de save do jogo e funcionam como as fogueiras de Dark Souls.

Ao morrer e voltar a vida você poderá voltar ao local que morrer e recuperar as tralhas, que são os pontos de experiência deste jogo. 

Você conquistará tralhas vencendo inimigos do jogo ou vendendo lixos na loja. Estes pontos de tralha adquiridos poderão ser utilizados para subir de level trocando por uma das 4 características do personagem que são: Vitalidade para os pontos de vida, Resistência para defesa e energia das conchas, Ataque para aumentar sua força e GMS que é responsável pelas magias e golpes especiais. 

É possível escolher bem o que você prefere evoluir de acordo a sua maneira de jogar. No meu caso todos os pontos que eu conseguia ia para força pois meu caranguejo era porradeiro.

Durante a jornada também encontramos itens especiais que poderão ser equipados para alterar os status do personagem para se adaptar melhor ao que você precisa. Eles funcionam como o sistema de amuletos de Hollow Knight.

Cada um destes itens consome uma quantidade de slots específicos e cada um possui características próprias como aumentar muito o ataque enquanto diminui a defesa, aumetar magia, revelar a quantidade de vida dos inimigos entre outras coisas. Geralmente estes itens são encontrados explorando o mapa que é algo muito recompensador.

Ainda próximo ao início do jogo encontramos uma NPC que libera nossa árvore de habilidades e nela é possível distinguir algumas características que também poderão fazer seu personagem ter algum tipo de jogabilidade diferenciada. Como os pontos para esta árvore são limitados e devem ser conquistados ao decorrer, você deverá escolher bem qual nova característica irá desbloquear, podendo ser um novo golpe aéreo, reforçar suas conchas, melhorar o modo furtivo e por ai vai.

Aproveitando o gancho sobre a exploração, Another Crab´s Treasure tem características de jogos clássicos de plataforma em 3D. Você poderá correr, pular, escalar, nadar no ar por alguns segundos antes de cair, situações bem comuns em qualquer jogo do gênero de ação e plataforma. 

Por isso, justamente ele possuir um sistema de batalha desafiador e um sistema punitivo no estilo souls faz este jogo ser especial. Sem estas características posso afirmar que seria apenas um jogo bem genérico.

Também não procure uma variedade muito grande de inimigos. Todos pelo mapa serão geralmente os mesmos, mudando apenas o tamanho dos caranguejos e em alguns mapas será possível encontrar algum tipo novo como arqueiros. No entanto, o jogo está repleto de chefes e subchefes.

Estes sim são ótimos desafios trazendo batalhas mais complicadas de serem vencidas, inimigos que podem ter até mais de uma fase e exigem muito aprendizado para entender e estudar a melhor hora de se defender, desviar e atacar. 

Um detalhe muito bom aqui é que quando morremos para um destes inimigos mais poderosos o jogo nos dá opção de retornar do lado deste oponente, sem ter que percorrer grandes áreas novamente.

Outro detalhe que pode ser positivo para muitos jogadores é que aqui temos um soulslike bem receptivo para os jogadores. Ele não conta exatamente com um sistema de níveis de dificuldade mas permite que o jogador mude para uma dificuldade mais amigável caso queira só explorar o mundo e conhecer os rumos dessa história maluca.

Soulslike cheio de personalidade

Se tem algo que a indústria acaba fazendo muito é sempre buscar um gênero ou um subgênero que ao dar certo dezenas ou centenas de jogos tentam achar seu lugar ao sol, ou na praia, e na maioria das vezes acabam produzindo algo muito igual e sem personalidade.

No gênero aqui em questão é muito fácil rotular um jogo como um Soulslike muitas vezes apenas por ele ser difícil ou punitivo, o que em meu ponto de vista é um erro gigante e até mesmo grotesco.

Não é a dificuldade de batalhas ou a quantidade de vezes que o jogador morre que transformam um jogo em algo semelhante aos jogos da FromSoftware, da mesma forma não é só porque ao descansar em um certo ponto e os inimigos voltarem também o seja.

Gosto de classificar que um jogo com caractériscias de um Soulslike tenham alguns pontos sendo eles:

  • Evolução do personagem livre e a escolha do jogador.
  • Um sistema de batalha solto e que mesmo sendo punitivo nos faz aprender enquanto jogamos.
  • Um mapa que não é um mundo aberto mas nos dá liberdade de escolha tirando a linearidade de se seguir a história.
  • Equipamentos que trabalham de maneira inteligente e não apenas sendo números de status, que fazem diferença na forma que você controla seu personagem.

Por isso acredito que dizer que Another Crab´s Treasure é um soulslike é muito acertivo. Ele traz as características que gostamos em jogos da From Software e Koei Tecmo por exemplo, um universo grande a se explorar, uma lore interessante de conhecer com desafio na medida certa.

Another Crab´s Treasure vale a pena?

Se você gosta dos desafios que enfrentou em Dark Souls, Nioh, Elden Ring entre outros tantos títulos Another Crab´s Treasure vale muito sua atenção e tempo. 

Com certeza você irá se divertir com o humor da história e ficar com raiva quando tiver de repetir aquele chefe várias e várias vezes.

O jogo traz um equilíbrio inusitado, misturando coisas sem muito sentido como o que encontramos na Fenda do Biquini de Bob Esponja ao mesmo tempo que temos a sensação de estarmos de férias em Anor Londo.

Para aqueles que não são familiarizados com jogos do gênero talvez seja uma ótima escolha para abrir portas, apenas não confunda o jogo com algum título infantil de plataformas pois ai a frustração será garantida.

Another Crab´s Treasure será lançado para PlayStation 4 e 5, Xbox One, Xbox Series, Xbox Game Pass, Nintendo Switch e PC.

Considere comprar o jogo para consoles utilizando os Gift Cards da Nuuvem.

Agradecemos a equipe da Agroo Crab por nos enviarem uma cópia do jogo de PC (Steam) para a criação deste review.

Confesso que não esperava que a primeira reviravolta aconteceria tão rápido no jogo. Ja nas primeiras horas imaginei que a condessa seria a ultima chefe a se enfrentar após nos fazer realizar varias tarefas para ela, no entanto ela ser a primeira grande chefe do jogo e com isso mudar totalmente os rumos da história me surpreenderam demais.

Após isso o jogo acaba tomando corpo bem parecido com os demais jogos Souls, devendo matar grandes chefes a nossa escolha para assim tomarmos rumos para o final desta história.
E mesmo aqui sendo a zona de Spoiler, não quero estragar as surpresas mesmo de quem seja curioso.

Another Crab´s Treasure

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Versão que jogamos:
PC
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • União de carisma, nível de dificuldade e história
  • Diversidade de conchas e objetos para utilizar
  • Gameplay honesta e responsiva

Pontos Negativos

  • Falta de variedade de inimigos
  • Sistema de Parry
Review escrito por:
Danilo Manzato

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress