Review

Battletoads (2020)

Review Battletoads
Os sapos brigões estão de volta após 2 décadas no limbo
Disponível para:
Xbox One, Xbox Series S/X, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Battletoads sempre foi um game conhecido pela sua dificuldade insana e até mesmo absurda em alguns momentos e ganhou um novo game em 2020, quase 30 anos após seus ultimo lançamento.

A franquia dos sapos brigões surgiu nos anos 90 produzida pela Rare para diversas plataformas. Nesta época o pequeno jogador aqui estava conhecendo ainda meu primeiro ATARI e meu primeiro contato com os sapos foi longe dos video games. 

Minha primeira memória com a imagem de Rash foi em um álbum de figurinhas, neste momento não havia a menor possibilidade de saber que aquela imagem era de algo baseado em jogos.

Alguns anos depois, mesmo jogando meus joguinhos sempre passei longe de Battletoads, fui conhecer a franquia depois de velho graças a toda a história e mitologia que envolvia o jogo sobre sua dificuldade estressante, sobre ser um jogo impossível de terminar e mesmo assim não foi um game que me chamou atenção ou que tenha me dado vontade de passar pelos desafios.

Desta forma quando foi anunciado um novo titulo Battletoads depois de tantos anos com novos gráficos, jogabilidades e tudo que temos de bom hoje em dia resolvi experimentar o game.

A princípio o jogo parecia ser bem interessante, eu gosto bastante deste design cartoonesco e pelo que havia visto o game traria um humor non-sense afinal estamos falando de sapos espaciais que lutam, lógica é a coisa da qual menos precisamos nos preocupar por aqui.

A história do novo Battletoads.

A principio os sapos ficaram congelados no tempo durante todos esses anos vivendo em uma realidade ilusória onde eram tratados como super celebridades até que um dia alguém resolve tira-los deste mundo e trio de sapos Zitz, Pimple e Rash voltam a realidade em um mundo onde ninguém liga para eles. 

Desta forma eles devem começar sua vida mundana, arrumar um emprego e seguir suas vidas até que um dia eles se irritem com tudo isso, e busquem novas batalhas. 

Entre inimigos e antigos rivais os vilões da vez sáo os Topians, os dois seres Uto e Pia tem poderes infinitos que só não são maiores que o seu ego. Na cabeça das divindades tudo para eles é como se fosse um grande show de TV o que combina bastante com esse ar de entretenimento que o jogo busca.

Como é jogar o novo Battletoads 2020?

Como disse no começo deste review, eu não sou um jogador clássico de Battetoads, portanto não tenho assim tanta experiência no game.

Porém o novo game melhora bastante duas coisas que eram terriveis nos games clássicos.

Em primeiro lugar a dificuldade agora é mais moderada, você vai conseguir sim se divertir no jogo se quiser apenas passar pelas fases sem se frustrar com tantos game overs e em segundo lugar os controles agora tem a precisão necessária.

Vamos combinar que nos jogos clássicos muito da dificuldade também era culpa dos controles péssimos da época.

Com estes dois fatores nos resta saber que o jogo continua com a mesma ideia de ser um jogo com vários estilos diferentes, Battetoads nunca foi apenas um game no estilo Beat’’ up.

ele tinha tambem fases de plataforma por exemplo, e neste quesito o novo Battetoads se mantem fiel.

Praticamente a cada nova fase você poderá ser supreendido com uma nova mecânica ou até mesmo com uma jogabilidade ou estilo de fase completamente diferente, isso torna o jogo bem dinâmico.

O game é dividido em 4 atos, para cada ato fica bem pontual a parte da história e até mesmo o estilo de fases e mini-games que você deverá passar naquele momento.

Devo dizer que para mim o jogo não seguiu uma crescente, começou bem no primeiro ato, se manteve no segundo mas ao chegar no terceiro ato o jogo me fez querer desistir várias vezes e não foi pela dificuldade e sim porque ficou extremamente chato.

Para entender melhor a mecânica, o jogo possui varios minigames que intercalam as fases, e as mecanicas destes mini-games muitas vezes é estranha de ser compreendida.

Primeiro pela ideia non-sense da história por isso os mini-games muitas vezes simplesmente não fazem sentindo e como para cada mini-game a mecanica de controle também muda vai acontecer situações que você simplesmente passa ou toma game over e nem entendeu o por que disso ter acontecido porque não teve tempo sequer de entender o que deveria ter sido realizado.

E isso para mim é um ponto fraquissimo no game, estes mini-games poderiam ter sido facilmente substituidos por cutscennes e tava tudo certo.

Outro fator que me desagrada demais no Ato 3 é que eu achei as fases mais repetitivas do jogo, elas são divididas basicamente em fases de plataforma, navinha e puzzle, todas cansativas e com jogabilidades muito mal resolvidas.

As fases de Puzzle por exemplo são complexas de resolver não pelos desafios mas sim pela jogabilidade, talvez jogando multiplayer esta fase seja melhor, porém jogando sozinho ela é péssima e mal desenvolvida.

Falando em Multiplayer, este é o maior pecado do jogo. Battletoads deve ser muito mais divertido se jogado com amigos, porém o multiplayer é apenas local. Se já estava dificil reunir os amigos para aquela jogatina descompromissada de fim de semana, imagine em tempos de pandemia. 

As fazes beat’’ Up ainda são as minhas favoritas, a mecanica funciona bem, jogando sozinho você pode alternar entre os sapos brigões e cada um tem uma maneira diferente de jogar o que é interessante para vários momentos diferentes. 

A unica dificuldade em particular que eu senti nestes momentos é que em algumas partes o estilo visua do jogo se assimila demais entre seus personagens, inimigos e cenários e você acaba não entendendo o que esta acontecendo na tela o que pode te custar algumas vidas. 

No geral Battetoads foi um jogo mais negativo do que positivo para mim. Pode ser pela falta de carga nostálgica que algumas pessoas possam ter sentido que a mim não agradou.

Eu achei um jogo esquisito, onde em algum momentos eu me divertia e em outros eu me perguntava pq ainda estava jogando aquilo. 

Talvez por não ter experimentado o game multiplayer a experiência também não tenha sido completa, mas o gostinho que Battetoads me deixou foi de que não quero mais jogar este game. 

Também publiquei em meu canal o gameplay do jogo, para assisti-lo clique aqui.

Quer jogar Battetoads?


O game está disponível no Gamepass para PC e Xbox.
– Compre aqui seu Xbox Series S

Não existem muitos spoilers relevantes para Battetoads.

Após a reviravolta da antiga vilã, que se tornou aliada e mostra o desejo de se tornar vilã novamente, basta apenas esperarmos para ver se as produtoras irão fazer uma sequência ou deixar o game mais uma vez durante anos vivendo seu próprio sucesso interno.

Battletoads (2020)

Disponível para:
Xbox One, Xbox Series S/X, PC
Versão que jogamos:
Escolher a versão

Pontos Positivos

  • Estilo gráfico
  • Trilha sonora

Pontos Negativos

  • Fases repetitivas
  • Mini-games confusos
  • Falta de Multiplayer online
Review escrito por:
Danilo Manzato

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress