Review

NEVA

Tocante e muito bonito, um jogo que vai encantar qualquer um.
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

NEVA é o novo título da Nomada Studio, os mesmos responsáveis pelo bélissimo GRIS que agora traz uma nova experiência mas seguindo os mesmos passos de seu jogo anterior.

Com um visual impecável cheio de cores que lembram uma bela pintura aquarelada e uma jogabilidade simples onde acompanhamos o crescimento e desenvolvimento de Neva uma espécie de lobo místico.

Para quem jogou GRIS, vai sentir muita semelhanças com este jogo em especial em seu modo de jogar que envolve pequenos puzzles e situações onde devemos superar plataformas para avançar na história e desvendar o que a narrativa busca te contar.

Em NEVA, estamos no controle de uma mulher que é uma espécie de guardiã deste mundo até que um dia as trevas surgem matando tudo a sua volta trazendo escuridão a floresta em que vivemos.

Após uma tentativa de combater estas forças nossa personagem não consegue enfrentar a as hordas enviadas e a gigantesca loba que protege a floresta é morta pela rainha das sombras.

Ao acordarmos e descobrir nossa derrota vemos que a filhote da loba, Neva, esta solitária e assim começamos a tomar conta da pequena orfã.

Como é Jogar Neva

A proposta do jogo é seguir a jornada ao lado de Neva no controle de Alba a guardiã.

Neva é um filhote que esta aprendendo sobre o mundo, que agora decadente e cheio de perigos, deverá descobrir que existem desafios em meio as belezas naturais, a vida selvagem e as sombras.

Alba serve como tutora já que a mãe de Neva não está la para ensina-la. Assim o jogador deverá acompanhar cada passo da loba enquanto ela supera pulos mais altos, se encanta com borboletas, passeia por campos floridos e se assusta ao ver os seres da sombras que mataram sua mãe.

Os controles do jogo são simples, Alba poderá dar pulos e pulos duplos, esquivas no chão e no ar e atacar com sua espada as sombras e os seres dominados por elas.

O mundo em que o jogo se passa vive em constante mudanças, passando de cenários coloridos e cheios de vida a mundos sombrios e decadentes. 

Os animais que padeceram sobre o mundo das sombras tem suas carcaças dominadas e se tornam poderosos inimigos que devemos enfrentar em batalhas que brincam com o desafio do jogo podendo ser simples de vencer mas que exigem atenção para entender.

NEVAé dividido em 4 cápitulos, cada qual relacionado a uma estação do ano iniciando no Verão. A cada novo cápitulo, vemos o crescimento de Neva, fazendo analogia da infância até a vida adulta ao lado de Alba. 

Este crescimento altera a jogabilidade, acrescentando novos movimentos e habilidades a Neva. Enquanto no verão ela ainda é uma loba filhote, nos capitulos seguintes ela poderá auxiliar Alba em batalhas, segurar inimigos para que possamos ataca-los, auxiliar na solução de puzzles chegando em locais que não alcançamos entre outras coisas.

Os puzzles em sua grande maioria funcionam de maneira organica durante a exploração e envolvem mover plataformas, descobrir como chegar de um ponto ao outro para ligar estruturas.

Ainda para os complecionistas existem lirios que devem ser encontrados nas áreas do jogo, não acrescentam em nada e são apenas um maior estimulo para aproveitar ainda mais a exploração nos exuberantes cenários do jogo e aumentar um pouco mais o tempo de vida do jogo que é curto e não deverá passar das 5 ou 6h.

Dentro de diversos momentos também existem pequenos detalhes que são totalmente opcionais mas que vai de cada um como confortar Neva em momentos que ela tenha medo, ajudar quando for necessário, eliminar objetos ou inimigos opcionais.

A beleza de uma história silenciosa

Assim como acontece em GRIS, NEVA nos conta uma história na qual todos os detalhes estão no que vemos ao decorrer da jornada e o que conseguimos entender.

GRIS é uma história que busca a superação do Luto, de uma perda muito grande de alguém que amava uma pessoa especial e o jogo não nos conta isso, compreendemos apenas quando passamos pela jornada e percebemos que tudo no mundo mesmo que de forma abstrata está nos contando uma história do seu modo.

Em NEVA o estudio continua trabalhando desta forma, porém de uma maneira não tão abstrata. Fica clara a mensagem que o jogo quer passar entre as relações de Alba e Neva superando os desafios do mundo e é simplesmente encantado e lindo acompanhar esta jornada.

O visual minimalista a ausência de hud, tutoriais que explodem na tela e a valorização de cada detalhe artístico pensado no jogo nos deixa completamente imersos neste maravilhoso mundo.

As animações também fluem de maneira harmoniosa com tudo em nossa volta, seja nos cenários, movimentos de batalha e interações magnificas entre Alba e Neva quando vencem um monstro terrível, se abraçam dando apoio mutuo ou simplesmente exploram e superam os desafios deste lugar inospito.

NEVA é aquele tipo de jogo que você vai querer tirar fotos o tempo todo, pois nada se repete e tudo é muito bonito.

É o tipo de jogo que não vai ficar sempre em sua mente, mas que basta lembrar dele para que dezenas de memórias sejam ativadas na sua mente.

Vale a pena jogar Neva?

Este não é um jogo para todo mundo, em especial aqueles que buscam jogos cheios de ação. Neva é um jogo mais introspectivo, para se jogar no seu momento, com calma e respeitando cada minuto que lhe é apresentado na tela.

Além de GRIS, um outro jogo que podemos comparar é sem dúvida o já cultuado Journey. Jogos onde estar no mundo e viver ele no ritmo que o jogo proporciona, sem querer terminar rápido demais, curtindo os sentimentos e propostas que cada momento vai te proporcionar.

Dito isso, NEVA é encantador, tocante, lindo e vale demais a pena experienciar este jogo. Que é curto, mas no tamanho certo para sua proposta.

Agradecemos aos amigos da Devolver Digital por nos enviarem uma cópia de NEVA para a criação deste review.

NEVA está disponível para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e Pcs. E a melhor maneira de adquirir seu jogo é utilizando os gift cards da Nuuvem.com.

Neva acaba nos contando uma história de ciclos que se repetem e assim como a vida cuidamos dos pequenos para que um dia eles possam cuidar de nós. Embora seja um pouco confuso o final fica claro que o ciclo de destruição foi interrompido graças ao sacrifício por amor.

NEVA

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Versão que jogamos:
Playstation 5
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • Direção de arte
  • Narrativa em forma de jogo
  • Exploração e combate

Pontos Negativos

  • Falta de efeito replay
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress